Tecnologias e a Gestão do Conhecimento

Estando o conceito de "Gestão do Conhecimento" grandemente difundido, as organizações passaram a adotar uma nova postura no que se refere a estimular e inovar o conteúdo de aprendizado, visando, principalmente, preservar todo o conhecimento gerado por seus colaboradores e compartilha-lo ao demais membros da organização. Para tanto, a cada dia surgem novos métodos, ferramentas e principalmente tecnologias, que tem como objetivo apoiar e aprimorar a prática da GC.

Abaixo temos 3 exemplos das várias tecnologias que hoje estão disponíveis para auxílio no processo da Gestão do Conhecimento. Tais ferramentas visam o "Knowledge Sharing", ou seja, tem o objetivo de dar suporte ao compartilhamentos de informações e integração entre os funcionários:




IBM Notes - anteriormente IBM Lotus Notes, é um sistema cliente-servidor de trabalho colaborativo e e-mail, concebido pela Lotus Software, do grupo IBM Software Group.











Microsoft Exchange - Exchange Server, o servidor de mensagens e colaboração da Microsoft, é um software que funciona em servidores que permitem que você envie e receba e-mails e outras formas de comunicação interativa através da rede de computadores.








  Intranets - Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP / IP. Por outras palavras, trata-se duma rede privada dentro de uma organização que está de acordo com os mesmos padrões da Internet, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso.