Gestão do Conhecimento - Modelo SECI



Conhecimento 


Hoje sabemos que o conhecimento é algo primordial para uma organização, pois
Hirotaka Takeuchi
através dele a mesma pode formular seu plano de ações, ou seja, a tomada de decisões e consequentemente inovar e  manter sua vantagem competitiva.

Desta forma, cabe a organização gerir seu conhecimento a fim de obter todos os frutos citados acima.

Nesse contexto surge a figura de dois professores, pioneiros no que se refere à Gestão do Conhecimento, são eles Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, ambos professores da renomada University Hitotsubashi e autores da obra "The Knowledge-Creating Company" publicada em 1991. 


Ikujiro Nonaka
Na obra os autores buscam apresentar o processo, modelo ou conceito  de interação entre o conhecimento tácito e conhecimento explícito, que é a base da Gestão do Conhecimento.


Conhecimento Tácito: Refere-se ao conhecimento que um indivíduo adquiri com base em suas experiencias. Este tipo de conhecimento caracteriza-se por ser muito "pessoal" de cada indivíduo e sua formação sofre grande influência do contexto e atividades em que o mesmo está inserido, além de ser difícil de ser repassado.
Conhecimento Explícito: Podemos defini-lo como forma de conhecimento que pode ser aprendido. Geralmente é registrado, seja em formulas, palavras, entre outras. Exemplos: receitas, mapas.

Ambas formas de conhecimento estão continuamente relacionadas, uma vez que uma esta sempre a transformar-se na outra, o que é exatamente o objetivo da Gestão do Conhecimento, assimilar o conhecimento tácito a fim de disponibilizar a um maior número de pessoas.

Modelo SECI


Para tanto, Nonaka e Takeuchi propuseram um modelo explicativo chamado SECI, com o intuito de auxiliar na conversão dos conhecimentos, seja de tácito em explicito ou de explicito em tácito. o modelo consiste em 4 etapas que continuamente aumenta o "capital de conhecimento" da organização.

Este modelo pode ser usado com enorme proveito para assegurar a transmissão da vastíssima quantidade de conhecimento tácito detida pelos trabalhadores mais antigos, antes que se perca com a saída destes (e mesmo depois dessa saída).

O conhecimento tácito não é detido unicamente pelos colaboradores da empresa: há conhecimento valiosíssimo nos clientes, nos fornecedores, e nos stakeholders em geral.


1. Socialização

É a transmissão de conhecimento tácito de pessoa para pessoa, ou seja, a troca de experiências entre indivíduos. Exemplo: Um personal trainer que ensina um exercício ao seu aluno.

2. Externalização

O conhecimento tácito é transformado em explícito, através da captura e codificação do mesmo numa forma mais fácil de ser compreendida. Exemplo: Um indivíduo que faz um mapa de como chegar a determinado local.

3. Combinação

Todo conhecimento codificado no passo anterior é associado e um só documento seguindo uma ordem coerente.

4. Internalização

Os conhecimentos tácitos, que agora passaram a ser explícito é disseminado ao demais, que irão absorve-los e integra-los ao seu conhecimento tácito.

Ciclo Nonaka e Takeuchi - Modelo SECI